Dohai: Designa dois praticantes com a mesma graduação.
Kohai: O Kohai (後輩) é o praticante jovem dotado com grau Kyu e, por questões de cortesia, utiliza-se na terceira pessoa e não directamente porquanto designa um título relativo – compara duas pessoas, sendo uma delas – o kohai – de graduação inferior.
A relação Senpai – Kohai é de relevância tal que faz parte do sentido profundo da cultura japonesa, surgindo em diversas obras literárias ou cinematográficas, que procuram retratar a missão de guia que assiste ao aluno mais antigo e que é independente de factores como a graduação ou a idade[3].
A propósito desta matéria Nobuyoshi Tamura disse: “Se o espírito de gratidão (do senpai) face ao Kohai se exprime unicamente através deste pensamento «obrigado por me teres permitido trabalhar bem hoje», o kohai sentir-se-á feliz tal como se agradecer ao senpai o seu ensinamento. É grotesco ter de dizer «Respeita-me porque sou o teu senpai» (…). O respeito não deve ser provocado, o kohai deve respeitar naturalmente o senpai porque o kohai ocupa o lugar que é seu e será meritoso que aquele se ocupe dele.”
Senpai : O Senpai (先輩) é de igual modo um título honorífico relativo atribuído a alguém numa organização e que designa o praticante sénior, isto é, de entre os alunos mais graduados, aquele que se encontra entre os graus Shodan e Nidan, podendo ser utilizado, num sentido amplo, em relação a todos aqueles que, sendo mais graduados, ainda não lhe foi outorgado o título de Sensei.Mas mais do que um praticante sénior, ao Senpai assistem certas obrigações decorrentes do seu estatuto. Tal como se espera que o Kohai respeite e obedeça ao Senpai, este, por sua vez, deve guiar, proteger, respeitar e ensinar o kohai.
Sensei : O termo Sensei (せんせい ou 先生) designa literalmente “professor” ou especialista[4] e é geralmente atribuído automaticamente a qualquer 1º e 2º Dan. É um termo que tem implícito não só o respeito mas também um certo nível de mestria numa determinada Arte.
Renshi: O Renshi (錬士 = “professor, aquele que é mestre de si próprio) é um instrutor avançado e, na generalidade dos estilos só será atribuído a partir de 4º ou 5º Dan.
Shihan: O termo Shihan (師範) significa “honrado professor” ou modelo e designa perito ou avançado, desingnando o 5º ou 6º Dan, sendo, tal como o termo Sensei, atribuído de forma automática.
Kyoshi: O termo Kyoshi (教士) designa um instrutor de uma associação ao qual foi atribuído o grau de 7º e 8º Dan.
Hanshi : O termo Hanshi (範士) ou Shihan (師範) significa “amo”, é um título honorífico atribuído não já automaticamente a todos os 9º e 10º Dan, mas por via de outorga e designa o instrutor sénior que se distinguiu no exercício das suas funções.
Kansho: Termo que significa “diretor”.
Sosai: Significa “presidente e fundador” e designa unicamente os fundadores de cada uma das grandes associações de karate nipónicas.
Menkyo Kaiden: Título extremamente raro reservado apenas ao praticante que conhece totalmente os ensinamentos da escola e compreende, na sua plenitude, os ensinamentos secretos.
Subscribe to KarateZine by Email Confira algumas postagem da newsletter KarateZine aqui.