O estudante é encorajado já nas primeiras aulas a fazer a contagem em Japonês. Todo treino de Karate o professor encoraja o estudante a se familiarizar com a nomenclatura no idioma.
Contagem em japonês Karate
Números: Terminologia SignificadoICHI um
NI dois
SAN três
SHI (YON) quatro
GO cinco
ROKU seis
SHICHI (NANA) sete
HACHI oito
KYU nove
JU dez
NIJU vinte
SANJU trinta
YONJU quarenta
GOJU cinquenta
ROKUJU sessenta
NANAJU setenta
HACHIJU oitenta
KYUJU noventa
HYAKU cem
SEN mil
MAN dez mil
Números Japoneses para Contagem no Karate
Números e Nomes em Japonês
O praticante numa aula de karate não executa formas, e sim Kata, e no Kata o professor numera os movimentos em números Japoneses; o praticante não treina ele faz Kihon e no Kihon ele faz a contagem dos movimento em Japonês também; ele não luta, ele participa de vários níveis de Kumite, tipo Uppon Kumite (Um Golpe), Sambon Kumite (três golpes) etc.
Os movimentos e ações também são ditas em Japonês, como por exemplo, o chute é Geri, o professor fala Mae Geri, Mawashi Geri, Kokoto Geri etc, Iame (acabou, fim), Oss (obrigado, agradecido).
Curiosidade: Números da Contagem em Japonês
Os numerais japoneses compõem o sistema de numeração usado na língua japonesa. Na escrita, os numerais japoneses são inteiramente baseados nos numerais chineses e o agrupamento de grandes números segue a tradição cultural da China que é de agrupar por 10.000. Em japonês há duas formas de se denominar os algarísmos, uma é baseada na on'yomi e outra baseada em kun'yomi.Os números em japonês podem ser escritos com algarismos arábicos (1, 2, 3) ou com numerais chineses (一, 二, 三). Os algarismos arábicos são usados com mais frequência na yokogaki (escrita horizontal) e os numerais chineses são mais comuns em tategaki (escrita vertical). Alguns algarismos possuem mais de um nome. (Fonte: Wikipedia)
Veja um vídeo aula dos números em japones