O Dojo (道場, Do = via, Jo = local, literalmente “o lugar da via”) é o termo japonês que designa o local de treino de uma Arte Marcial, onde se reúnem praticantes a fim de treinar, ser examinados ou destinado ao desenrolar de uma competição.
É um local de concentração e respeito onde decorrem muitos dos cerimoniais próprios de uma Arte Marcial como o Reishiki (que precede e finaliza cada uma das sessões de treino) e o Souji (literalmente, “limpeza” e que ocorre no término de cada sessão).
A organização do Dojo, além de simbólica, geralmente respeita um padrão tradicional, segundo o qual os praticantes entrarão pelo lado esquerdo referente ao Shomen e os instrutores pelo lado direito.
Tradicionalmente também existe um Kamiza (上座) – área destinada a uma espécie de santuário contendo artefactos como sabres, fotografias, caligrafia, ou decorado com outros objectos relacionados com a Arte.
A parede frontal ao kamiza é o Shimoza (下座) destinado aos alunos que devem organizar-se por graduações ou antiguidade no Dojo da esquerda do Sensei para a direita (do lado esquerdo da linha de saudação, paralelamente ao Shomen, estará o Sempai e os cintos negros). É igualmente à direita que se encontra o lugar reservado aos convidados ou visitantes do Dojo.