Karate Dojo entenda o comportamento

Karate Dojo entenda as regras de comportamento no Dojo. As práticas interiores e exteriores do Karate Dojo, representam o espírito e as razões profundas dos ritos cerimoniosos da prática das Artes Marciais.

O Karate segue as tradições da saudação no Japão que se executa de duas formas diferentes: uma simples e natural (RitsuRei) a outra (ZaRei), mais cerimoniosa.


karate regras,karate como comportar, Filosofia do dojo Karatê, dojo etiquetas, karate etiquetas, karate regras

1º – O aluno mais graduado da classe, (Senpai), dá a voz de “Segatsu”, isto é, “alinhar”. Nessa altura, os karatecas alinham em pé, do lado “Shimoza”, voltados para o “Kamiza”, dispostos por graduações no sentido longitudinal do Dojo, ficando, o praticante mais novo da classe (Kohai), numa extremidade do Dojô, e o karateca mais graduado (Senpai), na outra, em Shimoseki.

Durante o alinhamento e à voz de “Ki otsuke” (Arranjar o karatê-gi), os karatecas devem assumir uma postura correta, de pernas unidas, com o Gi (uniforme) e o Obi (faixa) devidamente compostos.

2º – O Sensei coloca-se no Kamiza, virado para a frente, para o Tokonoma e, será ele o primeiro a assumir a posição de Zazen, como indicação de que o cerimonial se iniciou.

3º – Dá-se a voz de “Senza” (Ajoelhar), e todos os praticantes deverão assumir a mesma posição, em ordem hierárquica decrescente;

4º – Dá-se a voz de “Mokuso” (Meditar/Concentrar), para uma breve concentração da mente, «Durante este período, os karatecas deverão abstrair-se das preocupações exteriores ao Dojo e disponibilizarem-se para o treino.

5º Após este período de reflexão, à voz de “Mokuso Yame” (Parar de meditar), dá-se a voz de “Shomen Ni Rei” (Saudação para a frente, em silêncio).

É o momento para todos os karatecas, incluindo o Sensei, fazerem a saudação, supostamente, à Entidade Suprema, ao Grande Mestre (Shihan), à própria arte em si, como sinal de respeito.

6º – Seguidamente, à voz de “Sensei Ni Rei” (Saudação para o professor), os alunos e professor cumprimentam-se simultaneamente entre si, proferindo a palavra “Oss!”.

7º Se o Senpai estiver presente, em Shimoseki, seguir-se-á a voz de “Hidari mite” (olhar para a esquerda), ou ” Migi mite ” ( olhar para a direita ) dependendo o lado q o sempai estiver, em que todos devem se virar para Shimoseki, em diagonal, e à voz de “Senpai Ni Rei” (saudação para o Senpai), estes se cumprimentam entre si, proferindo a palavra “Oss!”.

8º Terminado o cerimonial em Za Rei, o Sensei levanta-se, dando indicação ao Senpai, à voz de “Tate Kudassai” (por favor levante-se), para que se levante também, sendo depois, a vez dos restantes praticantes, os quais, levantar-se-ão, por ordem hierárquica decrescente, calma e serenamente.

9º Quando todos os karatecas estiverem em pé, após o cerimonial, soará uma última voz “Otogai Ni Rei” (saudação para todos) e todos voltam a fazer uma saudação entre si, proferindo a palavra “Oss”!. CERIMONIAL FINAL Depois dos exercícios finais, o Sensei dará por terminada a aula à voz de “Sore Made” (acabou).

1º Nessa altura, dá-se a voz de “Segatsu” (alinhar), como no início é indicado no 1º item do Cerimonial Inicial, para todos os karatecas alinharem para o cerimonial final.

2º Segue-se a mesma ordem que no Cerimonial Inicial (2º, 3º e 4º do Cerimonial Inicial).

3º Após a voz de “Mokuso Yame (parar de meditar), haverá a voz de “Dojo Kun”, (lemas do Dojo).

Depois do “Dojo Kun”, o cerimonial segue-se igual como se indicou no 5º item do Cerimonial Inicial e nos seguintes.

Atenção: Toda e qualquer saudação, exceção feita ao 5º item, deve ser procedida com a palavra “Oss”.

Este “Oss” deve ser gutural, cujo som deve ser emitido do baixo-ventre, saindo do fundo das nossas entranhas e deve ser acompanhado de uma saudação apropriada, a qual denote respeito, simpatia e confiança no nosso interlocutor.

Significa um cumprimento de grande amizade que deve existir entre os praticantes, instrutores e alunos.

Existem várias fórmulas, mas em todas a mensagem é a mesma: a evidenciação da hierarquia e da disciplina que norteiam o trabalho naquele DOJO (local de treinamento).

A hierarquia começa na disposição: o Sensei (mais antigo) em destaque todos os demais posicionados em ordem decrescende de graduação (que equivale à antiguidade militar) se colocam em fila diante do retrato do Fundador do Estilo e em pé ou ajoelhados e demonstrarão humildade ao demonstrar respeito e gratidão a ele em primeiro lugar (Chomey-ni), depois todos demonstrarão seu reconhecimento ao responsável pelo DOJO (Sensei-ni), e, por último, cumprimentarão mais uma vez entre si (Otagai-ni), podendo ou não haver um cumprimento a um aluno mais antigo auxiliar dele (Sempai-ni).

Há quem advogue a desnecessidade deste tipo de procedimento entendendo que pode-se passar diretamente ao treinamento, o que discordamos, pois então, teríamos que questionar também os kimonos brancos e as faixas: o cumprimento não é só tradição cultural é a forma tradicional de mostrar disciplina e respeito, pois qualquer um que chegar e ver o início e término da aula verá que há uma autoridade central naquele local e mesmo ela tem respeito por outra.

Numa sociedade desacostumada ao respeito soa estranho este tipo de atitude, mas nossa sociedade não é exatamente modelo de formação de bons caracteres e quem sabe não seja um pouco de formalismo que esteja faltando, pois se o ato exterior não garante, concordamos, existência de espírito crítico, ao menos ajuda a tornar mais fácil a convivência.


Assine a newsletter Black Belts para receber os novos artigos do blog.

Só mais um passo, basta um click - CONFIRME o e-mail.


Subscribe to KarateZine by Email Confira algumas postagem da newsletter KarateZine aqui.

Artigos diários sobre Karate Do, transformando este blog em sua eZine sobre Karate. Dicas atualizadas, eventos, download de ebooks grátis, figuras e vídeos. Loja