Hironori Otsuka, que aos 29 anos tornava-se mestre em Jiu Jitsu (01/06/1921 – conforme registros) tomou contato com o karate de Okinawa através de uma demonstração pública feita por Gishin Funakoshi e equipe em 1922.
Apresentou-se no ginásio Meisho-juku, onde, segundo suas próprias palavras: “Funakoshi san, recebeu-me muito bem e disse que me ensinaria de bom grado o karate” e ainda completa: “Ele era surpreendentemente franco e aberto e de espírito puro...”.
Com dedicação integral, Otsuka passa a praticar o karate com o mestre Funakoshi, quem lhe confiava a organização de muitas tarefas, bem como a assistência na instrução aos estudantes de karate.
A partir de então, Otsuka passa a amadurecer idéias sobre a mescla das técnicas do atemi, esquivas e Nague Waza do seu Jiu Jitsu ao karate, onde já se tornara um respeitado especialista.
Nesta mesma época (1929), organiza o primeiro clube de karate na Universidade de Tóquio e introduz neste mesmo ano o estudo do estilo livre de luta em jogos competitivos, criando a base dos atuais torneios de karate.
Otsuka estabelece então uma rede de academias nas várias universidades japonesas (Nodai, Rikyo, Nihon, Todai e Colégio Dental de Tóquio).
Finalmente em 1934, oficialmente, inaugura o seu próprio estilo de karate que em 1940 é oficializado pela Butoku-kai (órgão disciplinar e gestor das Artes Marciais no Japão) como o estilo Wado Ryu – “Escola do Caminho da Harmonia”.
Hironori Otsuka nos ensinou em sua poesia “TEM, CHI, JI NO RI-DO WASURU” que o caminho das Artes Marciais não deve ser meramente técnica de luta, mas o caminho da paz e harmonia.
A meta de prática desse estilo é trazer a paz e harmonia, o que é mais difícil de ser atingido do que a vitória pela violência.
Características do estilo Wado Ryu
Influenciado pelas técnicas do atemi e naghe waza do Jiu Jitsu, o Wado desenvolvido pelo Otsuka tem como fudamento o estudo da distância (maai), do tempo de ação (irimi) e da esquiva (taisabaki).
Muitas vezes o bloqueio é transformado num movimento de ataque de forma contínua, ou seja, o ataque e a defesa são considerados parte de um único movimento. O kensei (finta) e o taisabaque (esquiva) são arduamente trabalhados de modo que o oponente se exponha ao contra-ataque sem chance de defesa.
Utiliza-se também o tsukuri (chamar o ataque) e os atemis e bloqueios de ataques de forma direta sobre as articulações.
A facilidade que o mestre Otsuja encontrou no estudo do kumite deve-se muito à sua especialidade na área médica ortopédica de fraturas e ferimentos ocasionados em combate.
Matéria de exame - Wado Ryu
1º Dan
Sequência Kihon Repetições Sentido
1 SONOBA ZUKI (naifanti dachi) 10 repetições ---
2 JUN ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
3 KETE JUN ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
4 GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
5 KETE GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
6 JUN ZUKI NO TSUKKOMI (junzuki no tsukkomi dachi) 05 repetições Ida
7 JODAN UKE/GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Recuar
8 GUEDAN BARAI/GYAKU ZUKI(zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
9 UTIUDEUKE / GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Recuar
10 SOTO UDEUKE/GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
11 SHUTO UKE/NUKITE (nekoashi/zenkutsu dachi) 05 repetições Recuar
12 MAE GUERI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
13 MAWASHI GUERI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
14 SOKUTO KEHANASHI (shiko dachi) 03 repetições Ida e volta
KATA
- Obrigatório: Pin-an Shodan até Godan
- Optativo: Naifanchi, Kushanku e Bassai
KUMITE
- Até Infanto-Juvenil - Duas vezes: Shiai-Kumite (Avaliação da banca)
- Juvenil - 01 (hum) Shiai Kumite + 01 (hum) Ju Kumite. (Avaliação da Banca)
- Adulto - 01 ou 02 Ju Kumite (Solicitação e Avaliação da Banca).
2º Dan
Sequência Kihon Repetições Sentido
1 SONOBA ZUKI (naifanti dachi) 10 repetições ---
2 JUN ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
3 KETE JUN ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
4 GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
5 KETE/GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
6 TOBIKOMI ZUKI 05 repetições Cada lado-ida
7 UTIUDEUKE(zenkutsu)/EMPI/URAKEN(Shikodac/GYAKUZUKI(zenkutsu 05 repetições Recuar
8 JODANUKE(zenkutsu)/URAKEN(shiko dachi)/GYAKU ZUKI(zenkutsu) 05 repetições Ida
9 SHUTO UKE (nekoashi)/ NUKITE (zenkutsu dachi) 05 repetições Recuar
10 MAE GUERI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
11 MAWASHI GUERI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
12 SOKUTO KEHANASHI E KEKOMI (shiko dachi) cruzando Shiko dachi e trocando o pé 03 repetições Ida e volta
KATA
- Obrigatório: Naifanchi, Kushanku e Bassai
- Optativo: Niseishi, Seishan e Chinto
KUMITE
- 01 ou 02 Ju Kumite (Solicitação e Avaliação da Banca).
3º, 4º e 5º Dan
Sequência Kihon Repetições Sentido
1 SONOBA ZUKI (naifanti dachi) 10 repetições ---
2 JUN ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
3 KETE JUN ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
4 GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
5 KETE/GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
6 TOBIKONDE NAGASHI ZUKI 05 repetições Cada lado-ida
7 SHUTO UKE/KIZAMI MAE GUERI(nekoashi)/NUKITE(zenkutsu dachi) 05 repetições Recuar
8 UTI UDEUKE(zenkutsu)/EMPI/URAKEN(shiko)/GYAKU ZUKI(Zenkutsu) 05 repetições Ida
9 JODAN UKE(zenkutsu)/URAKEN(shiko)/GYAKU ZUKI (zenkutsu dachi) 05 repetições Recuar
10 MAE GUERI (zenkutsu dachi) 05 repetições Ida
11 MAWASHI GUERI (zenkutsu dachi) 05 repetições Volta
12 KIZAMI MAE GUERI/MAWASHI GUERI (tsugui ashi, mae gueri perna da frente e mawashi gueri perna de trás) 05 repetições Ida
13 MAE GUERI/KEKOMI GUEDAN (com a mesma perna e kekome 90º lateralmente) 05 repetições Volta
Para 3º/4ªDan
- Obrigatório: Wanshu, Chinto e Seishan
- Optativo: Qualquer kata do estilo diferente do obrigatório (Inclusive do obrigatório de 1º e 2º.Dan)
Apresentar BUNKAI (aplicação) de duas partes do Kata apresentado.
Para 5ªDan - 2 (dois) Kata diferentes dos obrigatórios de 1º.e 2º.Dan
- Apresentar BUNKAI de duas partes de cada Kata apresentado.
Atenção: Para Bunkai, o candidato poderá trazer colega de treino.
KUMITE
- Para 3º, 4º e 5ºdan: 01 ou 02 Ju Kumite (Solicitação e Avaliação da Banca).
EXAME ORAL
- Para 5º Dan - perguntas gerais