Karate Shito Ryu Síntese

Karate Shito Ryu Síntese. Antigamente, Okinawa-te era uma arte praticada secretamente e, passado de pai para filho, não existiam diferentes estilos de karate, faixas ou graduações como atualmente.

No final do século XIX existiam três centros de atividades chamados. Shuri - na província de Okinawa
Tomari – na província de Okinawa
Naha – na cidade de Okinawa

E os dois grandes mestres daquele tempo eram Anko Itosu (Shuri) e Kanryo Higaona (Naha).

Enquanto estes dois homens representavam a mais alta autoridade daquela época, havia diferenças significativas entre eles:


Itosu enfatizava a velocidade e agilidade

 Shito-Ryu katas, karate Shito Ryu, ShitoRyu estilo, Shito-Ryu historia,  Shito-Ryu golpes,  Shito-Ryu videos Higaona enfatizava a força e contração muscular

Kenwa Mabuni, fundador do estilo Shito Ryu, inicialmente começou praticando com Anko Itosu (Shuri-te) e Kanryo Higaona (Naha-te).


Shito Ryu

Mabuni era dotado não somente de técnicas de karate, mas também praticou Kobudo (armas marciais).

Quando Mabuni mudou-se para Osaka (Japão) em 1934, estabeleceu credibilidade com as outras artes marciais da comunidade japonesa e, sendo assim, fundou seu próprio estilo de karate: Shito-Ryu, fundindo as principais características dos mestres Itosu e Higaona.

Esta fusão reflete-se no nome do estilo:


“SHI” – representa o “ITO” de Itosu
“TO” – representa “HIGA” de Higaona

Combinando-se essas duas sílabas chega-se ao nome do estilo SHITO.

No início da era Showa, por volta de 1929, Kenwa Mabuni estabelece-se em Osaka e abre o seu Dojo que baptizou com o nome "Yosukan", foram tempos difíceis porque os alunos não chegavam. Veio o primeiro aluno que se chamava Noboru Sawayama , praticava judo na Universidade de Kansai, , e que mais tarde fundou o Kempo japonês "Nihon Kempo."

Na realidade, o dojo era uma sala de seis tatamis em sua casa, mas algum tempo depois o mestre Kenwa construiu um dojo com piso em parquet.

Karate Shito Ryu


Após a instalação na metrópole Japonesa, o Mestre Kenwa Mabuni manteve contacto com os grandes mestres da época, tais como Konishi Yasuhiro (fundador Shindo Jinen Ryu) Otsuka Hironishi (fundador do Wado Ryu) ou Fujita Seiko (3°sucessor de Koga ryu nin jutsu).

Desenvolve um método de Karate baseado por um lado na corrente do Shuri que aprendeu com Mestre Itosu, e por outro lado a corrente de Naha do Mestre Higaonna. Mabuni incluía na sua prática armas tradicionais de Okinawa. Arte essa ensinada pelo Mestre Aragaki.

A partir do nome destes dois Mestres e em sua honra, o nome da sua escola, SHITO-RYU. "SHI"vem do ideograma "ITO" Itosu, e " TO" do ideograma “HIGA” de Higaonna, porque em japonês há duas maneiras de pronunciar o mesmo ideograma.

Em 1938, Kenwa Mabuni recebe da Dai Nippon Butoku Kai o título de "especialista em técnicas de karate", e no ano seguinte inscreve nesta organização o nome SHITO-RYU.

Ele faleceu a 23 de maio de 1952, com 63 anos. Sendo Kenei Mabuni, seu filho mais velho, o sucessor na direcção da escola central de SHITO-RYU.
Artigos diários sobre Karate Do, transformando este blog em sua eZine sobre Karate. Dicas atualizadas, eventos, download de ebooks grátis, figuras e vídeos. Loja