Wado-ryu (também grafado Wadoryu ou Wado Ryu) é o estilo de Karate fundado pelo mestre japonês Hironori Otsuka em 1934, misturando técnicas de artes marciais como Jiu-Jitsu com a luta difundida pelo mestre Gichin Funakoshi (considerado o pai do Karaté moderno e criador do estilo Shotokan).
Características do estilo de Karate Wado-ryu
Wado-Ryu Brasão |
O estilo Wado-Ryu de Karate se diferencia dos demais pela utilização de técnicas de esquiva (sabaki e nagashi), projeção (muito comuns no Judo, no Aikido e no Jiu-Jitsu) e movimentação/troca de guarda (ten-i, ten-tai e ten-gui). Isso se deve ao fato de Mestre Otsuka ter se graduado em Judo e Kendo.
No Karate Wado, as técnicas de defesa (ukewaza) são fortemente baseadas na esquiva e na movimentação de quadril, em detrimento dos bloqueios simples feitos com os braços e as mãos. Já o ataque é lançado quase simultaneamente à defesa, visando aproveitar ao máximo a força usada pelo adversário na agressão.
Um dos princípios do Wado é obter o máximo de eficiência com o mínimo gasto de energia.
Outro diferencial marcante do Karate Wado é a prática do yakussoku kumitê (luta combinada): técnica de simulação exclusiva do estilo que permite aos lutadores o treino de situações de projeção, esquiva, imobilização, finalização, defesa, ataque e contra-ataque.
Wado-Ryu Graduações e Faixas
No Wado, a sequência de faixas é a seguinte: branca (Mukyu), amarelo (8º kyu), laranja (7º kyu), bordô (6º kyu), azul (5º kyu), verde (4º kyu), roxa (3º kyu), marrom (2º kyu) e preto (1º Dan)(do principiante ao mais graduado).Estima-se que o Karate Wado-Ryu tenha cerca de 600 mil praticantes em todo o mundo. A sede da Wado-kai está localizada em Tóquio, no Japão. A entidade já foi presidida por Ryutaro Hashimoto, ex-primeiro-ministro japonês e faixa preta de Wado Ryu.