A Queda do Karate

O interesse pelo Karate na última década desde 2004 a 2014, segundo o Google, tem caído constantemente no mundo inteiro. Pelo menos, no que diz sobre artigos publicados, buscas de sites sobre o assuntos, notícias de jornais e revistas online.

O gráfico abaixo foi gerado pelo Google e mostra este comportamento das pessoas no mundo. O grande pico mostra o impulso causado pelo filme lançado em 2010.


karate shotokan, karate kyokushin, karate kid, karate film, karate download
Gráfico de interesse  do Karate como arte marcial e esporte e Karate filme


O gráfico mostra o interesse das pessoas nos estilos com maiores números de adeptos e mais praticados no mundo o Karate Shotokan versus Karate Kyokushin.

O interesse pelo Karate Shotokan caiu exponencialmente comparado com o Karate Kyokushin que manteve estável até 2009 e então entrou em declínio até atualidade na mesma proporção que o estilo Shotokan.

karate shotokan escolas, karate kyokushin escolas, karate kid downloa, karate films download, filmes completo karate download
Gráfico Karate Shotokan versus Karate Kyokushin 2004 a 2014

O Google mostra ainda regionalmente no território brasileiro um quadro mais drástico em relação ao mundo. O impacto da queda do estilo Shotokan mais grave especialmente em 2014 igualando em desinteresse a mesma quantidade de frequência do Kyokushin que esteve ao longo da década em segundo lugar.




Assine a newsletter Black Belts para receber os novos artigos do blog.

Só mais um passo, basta um click - CONFIRME o e-mail.


Subscribe to KarateZine by Email Confira algumas postagem da newsletter KarateZine aqui.

Artigos diários sobre Karate Do, transformando este blog em sua eZine sobre Karate. Dicas atualizadas, eventos, download de ebooks grátis, figuras e vídeos. Loja