SHOREIKAN GOJU RYU
Foi engenheiro electrónico no Exército Imperial Japonês durante a II Guerra Mundial e depois da guerra, regressou a Okinawa, onde desenvolveu uma reconhecida assistência na reconstrução da ilha. Em 1952, Miyagi chamou-o a colaborar na direcção executiva da sua organização, a qual viria a ser denominada, em 1954, de Federação de Goju-Kai (o termo Kai tem aqui um significado formal, querendo dizer Associação, não confundir com a linha de Yamaguchi) na qual ficou como vice-presidente. No primeiro campeonato mundial levado a cabo em Tóquio em 1969, representou o Karate de Okinawa. Entre os seus principais discípulos, encontramos nomes como Katsuyoshi Kanei, Masanobu Shinjo, John Roseberry, Toshio Tamano e outros. Apesar da sua idade avançada, é exemplo invejável de uma apurada condição física. Tem dois livros escritos sobre o Okinawa Goju-Ryu, estando um deles traduzido para inglês.
É a versão mais Ju do Goju-Ryu de Okinawa e introduziu a música no treino de kata, com vista a inspirar maior fluidez, ritmo e continuidade. Contém um esquema de exercícios diários denominados de kata kankuha, ordenando o trabalho de katas na seguinte sequência; Sishsoshin, Seisan, Seipai, Saifa. Engloba o treino de Kobudo e do Yoga. Sendo um estilo suave, as suas posições são mais altas. Nesta linha, não há combate livre e a conduta moral é muito exigente.
Sho-Rei-Kan, significam respectivamente; Respeito, Cortesia e Escola e trata-se de uma interpretação pessoal de Toguchi, organizada com vista à promoção internacional do estilo. Hoje o seu Hombu-Dojo situa-se em Koza, Okinawa, perto da base norte-americana de Cadena. Está dividido em quatro grandes categorias de trabalho e por graduações; iniciados treinam kata (dança) e dans treinam a condição física, a arte marcial e a meditação (ênfase na filosofia zen e no budismo indiano).
Das quatro grandes linhas, é a menos representativa, apenas tendo expressão geográfica nos EUA, França, Itália, Japão e Inglaterra. Do Shoreikan derivou outra linha de Goju-Ryu, o Seidokan, de Senei Toma, que treinou também com Sikishi Shinjato, antigo aluno de Miyagi e que fora polícia e aprendera na Academia de Naha.