A palavra Karate significa “mão vazia” e Do “via” ou “caminho”. No qual, para nós, praticantes de Karate-do, no caso: o “Uechi-ryu”. É fundamental conhecermos a sua história e valores, desde a sua origem, evolução e principalmente a sua Filosofia.
E quando tivermos uma razoável compreensão desses valores e desenvolvimento da mente e do corpo e principalmente do espírito, estaremos preparados para combater o conflito interno, bloqueando toda a negatividade ao redor. Isto engrandecerá o nosso espírito e dará a habilidade para influenciarmos positivamente o mundo exterior e na prática do UECHI-RYU.
Esta grande contribuição à humanidade é fruto do conhecimento transmitido por gerações (pai pra filho), pelos seus mestres e também por material escrito e publicado. Então, cabe a cada um de nos preservamos esses valores e principalmente a integridade física dos praticantes e oponentes no Kumite.
Pois o verdadeiro lutador de Karate de contato é aquele que se levanta a cada nocaute, como na vida tropeçando em pedras pelo caminho e seguindo em frente na busca do verdadeiro sentido da prática do mesmo. Lembrando que no início da nossa jornada, a ênfase do treinamento é primeiramente dada no estado físico (força interior) para incluir flexibilidade, coordenação, equilíbrio, velocidade e resistência.
Desenvolvendo também o estado mental, que será adicionado para incluir concentração, conhecimento, disciplina emocional, confiança e serenidade.
O Sanchin desenvolve estas qualidades em cada pessoa que o pratica verdadeiramente como exercício de meditação englobando o desenvolvimento da mente, corpo e espírito da pessoa. Literalmente ele significa “três conflitos”.
Pois sempre que o conflito físico e ou emocional existir ao seu redor, tente ser "a calma no centro da tempestade". Acredito que: fazer parte desda grande família é motivo de orgulho para aqueles que a praticam o verdadeiro espírito desta bela arte, deste estilo UECHI-RYU.