O kumite é um treinamento feito por duas pessoas, onde são aplicadas as técnicas e movimentos aprendidos no kata e no kihon.
Com a popularização do karate, principalmente entre os mais jovens, o kumite começou a ser praticado com maior frequência, sendo hoje uma forma de treinamento comum em praticamente todos os dojôs de karate existentes no mundo.
Tipos de Karate Kumite
Existem várias formas de treinamento do kumite. Dentre elas, destacam-se o Yakusoku Kumite, ou mais conhecido como Kihon Kumite no estilo Shotokan, que é um treinamento combinado, na qual a sequência de golpes aplicados é pré-estabelecida. O Kihon Kumite divide-se em:
forma de kumite onde é utilizado somente um ataque por vez, enfatizando o princípio de "derrubar o adversário com um único golpe";
Ippon Kumite
os praticantes executam uma sequência de três golpes, utilizando toda a velocidade e força no ataque. Esse tipo de kumite é utilizado para desenvolver a agilidade, força e técnica dos praticantes;
Sanbon Kumite
Gohon Kumite
Neste tipo de kumite os praticantes realizam cinco ataques, enfatizando a resistência física, além da agilidade e força desenvolvidas pelo Sanbon.
Partindo para a luta em si, sem golpes pré-definidos, temos:
forma de kumite livre, onde os golpes não são combinados entre os praticantes, podendo-se utilizar todas as técnicas aprendidas durante os treinamentos. Contudo, evitando-se golpes que possam traumatizar ou causar sérias lesões no seu oponente, visando sempre manter o respeito e a disciplina.
Jyu Kumite: