Karate Goju Ryu Síntese

O karate, chamado Tode no dialeto de Okinawa, é baseado principalmente em técnicas chinesas sendo desenvolvido no arquipélago de Ryu Kyu, cuja ilha principal é Okinawa, é chamado apenas de “Te” (mão), que com a influência chinesa transformou-se no karate que significa ”caminho das mãos vazias”.

Na época havia três principais núcleos de Te em Okinawa. Estes núcleos eram as cidades de Shuri, Hara e Tomari que consequentemente deu origem aos três estilos básicos conhecidos como Shuri-te, Hara-te e Tomari-te.


O estilo Naha-te tornou-se popular devido aos esforços de Kanryo Higaoma (1853-1916) onde treinou com o mestre Fukushu na China.



Karate Goju Ryu Síntese



Após treinar por um longo período, este se torna conhecido e após um período, pede licença ao mestre de Fukushu e retorna à Okinawa.

Aos 14 anos Chojum Miyagui (1888-1953) ingressa na academia de Higaona, na cidade de Naha.

Após vários anos de dedicação e esforços aos treinos e várias conversas com Higaona, Chojum Miyagui foi para Fukushu conhecer o Kenpo da Chinam onde passou por vários estados da China para aprender com os mestres locais.



karate goju ryu, estilo goju ryu
Símbolo Goju Ryu


Com o falecimento de Kanryo Higaona, as pessoas passam a procurar o mestre Chojun Miyagui que mais tarde desenvolveu o estilo conhecido hoje como Goju Ryu sendo que, “GO” significa rigidez ou força e “JU” significa flexível ou suave. É nesses dois aspectos que são baseados a filosofia do Goju. 


Antes de sua morte o mestre Chojum Miyagui pede para Meitoku Yagui (1912), por ser o aluno mais dedicado a continuar com o estilo, que divulgue e ensine o Goju Ryu e este por sua vez, passou a ensinar aos demais pelo mundo.
Artigos diários sobre Karate Do, transformando este blog em sua eZine sobre Karate. Dicas atualizadas, eventos, download de ebooks grátis, figuras e vídeos. Loja