Karate Dojo

Estas características, nas suas linhas mais gerais são comuns a todos os dojos. No entanto, os significados podem depender da escola, da arte marcial em questão, ou mesmo de quem interpreta as raízes culturais que deram origem a estes termos. Devido à estrutura física (portas, janelas, bancada para público, banheiros), pode existir uma ajuste próprio de cada DOJO. Uma vez estabelecida o lado principal (KAMIZA), os outros lados serão definidos levando em conta ainda a estrutura física.

Um DOJO tem a disposição a seguir:




KAMIZA: É o lado onde se encontra o retrato de O Sensei e/ou o Kamidana (miniatura de um templo). Este lado tem o significado da sabedoria, conhecimento, julgamento. É representado pelo elemento água e está voltado para o norte.

SHIMOZA: É o lado oposto a Kamiza, é o lado onde se sentam os alunos por ordem crescente de graduações, no sentido de Shimoseki para Joseki ou seja, quando virados para Kamiza, da esquerda para a direita. Este lado significa o intelecto, a aprendizagem, a vontade. É representado pelo elemento fogo e está voltado para o sul.

JOSEKI: É o lado direito e o lugar reservado a professores, instrutores e/ou convidados de honra. É o lado superior e significa a virtude, a caridade ou partilha. É representado pelo elemento madeira e está voltado para o leste.

SHIMOSEKI: É o lado esquerdo e normalmente o lado da porta de entrada. É o lado inferior e significa moral, rectidão, integridade, etc. É representado pelo elemento metal e está voltado para o oeste.

ENBUJO. É o centro da sala. O centro da sala significa a honestidade e é representado pelo elemento terra.







Assine a newsletter Black Belts para receber os novos artigos do blog.

Só mais um passo, basta um click - CONFIRME o e-mail.


Subscribe to KarateZine by Email Confira algumas postagem da newsletter KarateZine aqui.

Artigos diários sobre Karate Do, transformando este blog em sua eZine sobre Karate. Dicas atualizadas, eventos, download de ebooks grátis, figuras e vídeos. Loja