História do Karate Wado-Ryu

O estilo de Karate Wado-Ryu, foi fundado pelo mestre japonês Hironori Ohtsuka em 1934, um Budoka altamente talentoso, misturando técnicas de artes marciais como Jiu-Jitsu (sem armas) com a luta difundida pelo mestre Gichin Funakoshi (considerado o pai do Karate moderno e criador do estilo Shotokan).

O Wado-Ryu (caminho da paz) está simbolizado por uma pomba, símbolo universal de Harmonia e Paz.

Apesar de seguir a prática de Jiu-Jutsu de forma contínua, quase três décadas depois, em 1922, também iniciou a prática de Karate com os Mestres CHOKU MOTOBU, KENWA MABUNI e particularmente com GICHIN FUNAKOSHI, que tempos depois, cerca de 10 anos, percebeu que o Mestre Ohtsuka tinha um estilo bastante diferente do seu, especialmente pela utilização de tarefas de combate livre, para além do treino do Kata e do Kihon instituídos.

História do Karate Wado-Ryu

O estranho é que quando o Mestre Ohtsuka se converteu um aluno do Mestre Funakoshi já era um prestigiado Mestre de Shindo Yoshin Ryu Jiu-Jutsu.
wado ryu historia, wado ryu katas,kata wado ryu, karate kata wado ryu, wado kai katas, wado ryu karate, wado ryu katas, wado ryu brasilia, wado ryu historia, wado ryu vídeos

Wado Ryu Conflitos com Shotokan karate

O Mestre Gichin Funakoshi fiel aos princípios tradicionais do treino de karate, Kihon e Kata, não aceitou a visão nova do Mestre Ohtsuka, aconselhando-o por isso, a criar a sua própria escola, como mais tarde veio a acontecer.

O Mestre Ohtsuka foi um dos discípulos prediletos do Mestre Funakoshi, pela sua dedicação e constância na aprendizagem do Karate chegando mesmo a ser designado seu assistente, acompanhando-o sempre nas suas demonstrações No entanto, a partir deste momento, o Mestre Ohtsuka iniciou o estudo profundo das técnicas do Jiu-Jitsu Tradicional e do Karate de Okinawa, abrindo o seu próprio Dojo em Tóquio com 43 anos, em maio de 1934, onde veio mais tarde a denominar o estilo Wado-Ryu Karate-do, em 1939.

O estilo Wado-Ryu é um dos quatro estilos de Karate principais reconhecidos pela WKF – World Karate Federation, Wado-Ryu, Shito-Ryu, Goju-Ryu e Shotokan.

De salientar que algumas técnicas de ensino de resistência física e endurecimento de partes do corpo, tais como as mãos, foram banidas no método de ensino do Mestre Ohtsuka, acreditando que tais práticas eram inúteis para a evolução da sociedade. O verdadeiro sentido do treino de Wado-Ryu não passa pelo desenvolvimento do físico como preparação do corpo “agressivo”, mas sim no aperfeiçoamento e desenvolvimento da mente, originando tranquilidade e paz, reagindo com clareza e sem hesitações perante situações de conflito.

Para o Mestre Ohtsuka o Karate era essencialmente uma disciplina espiritual, onde procurava o equilíbrio das suas ações humanas, eliminando atos discriminatórios e violentos. Para ele a combinação “TEN to CHI to JIN no RI-DO ni WA suru”, é uma união harmoniosa a ser respeitada de forma incansável.

No ensino das Artes Marciais não desenvolvemos nenhuma técnica violenta, mas sim a paz e a harmonia, cultivando um corpo saudável e uma inteligência elevada para compreender este ideal de paz e harmonia necessário em todo o mundo.
Artigos diários sobre Karate Do, transformando este blog em sua eZine sobre Karate. Dicas atualizadas, eventos, download de ebooks grátis, figuras e vídeos. Loja