O Wado-Ryu (caminho da paz) está simbolizado por uma pomba, símbolo universal de Harmonia e Paz.
Apesar de seguir a prática de Jiu-Jutsu de forma contínua, quase três décadas depois, em 1922, também iniciou a prática de Karate com os Mestres CHOKU MOTOBU, KENWA MABUNI e particularmente com GICHIN FUNAKOSHI, que tempos depois, cerca de 10 anos, percebeu que o Mestre Ohtsuka tinha um estilo bastante diferente do seu, especialmente pela utilização de tarefas de combate livre, para além do treino do Kata e do Kihon instituídos.
História do Karate Wado-Ryu
O estranho é que quando o Mestre Ohtsuka se converteu um aluno do Mestre Funakoshi já era um prestigiado Mestre de Shindo Yoshin Ryu Jiu-Jutsu.Wado Ryu Conflitos com Shotokan karate
O Mestre Gichin Funakoshi fiel aos princípios tradicionais do treino de karate, Kihon e Kata, não aceitou a visão nova do Mestre Ohtsuka, aconselhando-o por isso, a criar a sua própria escola, como mais tarde veio a acontecer.O Mestre Ohtsuka foi um dos discípulos prediletos do Mestre Funakoshi, pela sua dedicação e constância na aprendizagem do Karate chegando mesmo a ser designado seu assistente, acompanhando-o sempre nas suas demonstrações No entanto, a partir deste momento, o Mestre Ohtsuka iniciou o estudo profundo das técnicas do Jiu-Jitsu Tradicional e do Karate de Okinawa, abrindo o seu próprio Dojo em Tóquio com 43 anos, em maio de 1934, onde veio mais tarde a denominar o estilo Wado-Ryu Karate-do, em 1939.
O estilo Wado-Ryu é um dos quatro estilos de Karate principais reconhecidos pela WKF – World Karate Federation, Wado-Ryu, Shito-Ryu, Goju-Ryu e Shotokan.
De salientar que algumas técnicas de ensino de resistência física e endurecimento de partes do corpo, tais como as mãos, foram banidas no método de ensino do Mestre Ohtsuka, acreditando que tais práticas eram inúteis para a evolução da sociedade. O verdadeiro sentido do treino de Wado-Ryu não passa pelo desenvolvimento do físico como preparação do corpo “agressivo”, mas sim no aperfeiçoamento e desenvolvimento da mente, originando tranquilidade e paz, reagindo com clareza e sem hesitações perante situações de conflito.
Para o Mestre Ohtsuka o Karate era essencialmente uma disciplina espiritual, onde procurava o equilíbrio das suas ações humanas, eliminando atos discriminatórios e violentos. Para ele a combinação “TEN to CHI to JIN no RI-DO ni WA suru”, é uma união harmoniosa a ser respeitada de forma incansável.
No ensino das Artes Marciais não desenvolvemos nenhuma técnica violenta, mas sim a paz e a harmonia, cultivando um corpo saudável e uma inteligência elevada para compreender este ideal de paz e harmonia necessário em todo o mundo.