Shito Ryu fundadores e história do karate

O estilo Shito-Ryu criado por Kenwa Mabuni é caracterizado por uma grande riqueza de formas (katas) e é uma fusão das características Naha-te e Shuri-te. A palavra Shito vem dos caracteres japoneses que escrevia o nome de seus professores "Shi" representa o primeiro kanji do nome de Itosu e "To" representa o primeiro Kanji do nome de Higaona, enquanto "ryu" significa escola ou estilo.

Shito Ryu

shito ryu kata, shito ryu karate, shito ryu katas, karate shito ryu, karate kata shito ryu, shito ryu, karate shito ryu kata videos, katas shito ryu, karate shito ryu kata, kata shito ryu, shito ryu kata videos, katas de karate shito ryu, kata karate shito ryu, katas de karate do shito ryu, katas de shito ryu, katas karate shito ryu
Kenwa Mabuni nasceu em Shuri, em Okinawa, em 1889. Mabuni-sensei era descendente da famosa família samurai Onigusuki. Talvez devido À sua constituição frágil, começou aos 13 anos a aprender a arte do Shuri-Te em sua cidade natal, sob a tutela de Anko Itosu (1813?1915). Treinou com disciplina durante vários anos, aprendendo diversos Kata deste grande mestre.

Em 1929, quando partiu para o Japão, Kenwa Mabuni, não possuía um estilo próprio definido, ensinava Shuri-Te e Naha-Te puros, conforme havia aprendido com seus dois principais mestres: Anko Itosu e Kanryo Higaonna.

Em 1931 seu estilo tornou-se conhecido entre seus discípulos simplesmente como MABUNI-RYU (Estilo de Mabuni), especialmente em Osaka.

Por volta de 1933, Kenwa Mabuni, estabeleceu um método teórico baseado na combinação/fusão dos ensinamentos de seus mestres, resultando ao longo dos anos em um estilo próprio.

Originalmente, seu estilo foi chamado de HANKO-RYU (Estilo metade duro), mas depois mudou para Shito-Ryu que melhor refletia o profundo respeito que sentia por seus dois principais mestres.

Através de uma leitura alternativa formulou o nome do estilo, pois o Kanji que representa a sílaba ?ITO? do nome de Itosu também pode ser lido como ?SHI?, e o ideograma que representa a sílaba ?HIGA? do nome de Higaonna também pode ser lido como ?TO?.

Quando são lidos desta forma os caracteres formam o ?On-Yomi?, ou seja, a forma original chinesa, então ?Ito-Higa? torna-se ?Shi-To?. A palavra ?Ryu? significa ?estilo ou escola?. Portanto, embora não tenha um significado literal, ?Shito-Ryu? pode ser traduzido como: ?Estilo de Itosu e Higaonna?.

O estilo Shito-Ryu é basicamente o resultado da combinação das características do estilo duro-linear do SHURI-TE de Anko Itosu com estilo mais suave-circular do NAHA-TE de Kanryo Higaonna.

Porém, Kenwa Mabuni não se contentou em mesclar as correntes, também sistematizou o treinamento de maneira racional e ?científica?, que apesar defundamentado nos ensinamentos de Itosu e Higaonna. O estilo criado por Kenwa Mabuni é uma verdadeira síntese dos ensinamentos de diversos grandes mestres de artes marciais.

Shito Ryu sistema de Karate

É o sistema mais extenso de Karate-Do que existe, que se distingue dos demais pelo grande número de Kata(s), pela suavidade e versatilidade das técnicas de combate e pela inclusão de técnicas de solo e do Kobudo (antiga arte de armas de Okinawa) em sua instrução.

Atualmente, se forem consideradas as diferentes linhas, existem mais de 70 Katas no estilo Shito-Ryu (embora apenas 52 formas sejam oficialmente reconhecidas pela Federação Mundial de Shito-Ryu), pois as outras ?formas? foram acrescidas por seus discípulos ao sistema. Possuindo em comum uma beleza plástica extraordinária devido à grande combinação que permeia o estilo.

Kenwa Mabuni dedicou-se a preservar a forma e a essência das técnicas e dos Katas tradicionais, ensinando-os exatamente como lhe foram ministrados, consolidando desta forma os três maiores estilos do século XIX em um único sistema detalhado, que hoje conhecemos como Shito-Ryu.

Devido à compreensão de cada técnica e a grande fidelidade de Kenwa Mabuni aos Kata originais, o Shito-Ryu se estabeleceu relativamente rápido e tornou-se um dos quatro principais estilos de Karate-Do Tradicional do Japão, os outros três estilos são: Shotokan, Goju-Ryu e Wado-ryu.

O legado deixado por Kenwa Mabuni, o estilo Shito-Ryu, não pode ser ignorado devido aos seus valiosos esforços no aperfeiçoamento de uma arte marcial que representa e longa história e tradição do Karate-Do.

Embora tenham surgido algumas ramificações do Shito-Ryu após a morte de Kenwa Mabuni, o estilo permanece único e faz parte dos anais da história das artes marciais japonesas.

O espírito de Kenwa Mabuni permanece vivo através de todos aqueles que continuam a praticar e ensinar a sua arte por todo o mundo.
Artigos diários sobre Karate Do, transformando este blog em sua eZine sobre Karate. Dicas atualizadas, eventos, download de ebooks grátis, figuras e vídeos. Loja