Teoria dos Katas no Wado-ryu Karate
No estilo Wado-Ryu pratica-se como elementos básicos 5 Kata Pinan Shodan, Pinan Nidan, Pinan Sandan, Pinan Yodan e Pinan Godan, precedido de um bom Kihon. De seguida, passamos aos Kata superiores Kushanku, Naihanchi, Seishan, e Chinto como kata essenciais e suficientes para entender e desenvolver o estilo Wado-Ryu, segundo Sensei Ohtsuka e devidamente definidos nos programas de exame até 1º Dan.De salientar que o Kata Chinto é o Kata típico do estilo Wado-Ryu pela diversidade de ações envolvidas, particularmente ao nível dos deslocamentos e posições, assim como, pelo conjunto diversificado de movimentos rápidos, fluidos e explosivos.
No entanto, também se praticam dentro do estilo e com caraterísticas próprias os Kata Bassai, Rohai, Wanshu, Niseishi, Jitte e Jion.
Terminologia Chinesa para o Kata
Como podemos verificar de seguida, o nome dos Kata de Wado-Ryu apresentam ligeiras diferenças de terminologia relativamente aos mesmos Kata de outros estilos, isto porque Sensei Ohstuka optou por manter o nome original dos mesmos, geralmente em Chinês, como corresponde à origem do Kata:
1. PINAN (HEIAN) SHODAN: São 5 kata, cuja origem é chinesa e quer dizer “campo tranquilo”. Foram criados por Anko Itosu, em 1907, Shuri-te, embora ligeiramente modificadas e posteriormente designados por Heian. Carateriza-se por movimentos defensivos recorrendo a ações motoras de combate com estilo livre;
2. PINAN NIDAN: Procura o desenvolvimento da introdução aos movimentos do corpo (Tai Sabaki);
3. PINAN SANDAN: Consecução de defesas terminadas em ataque;
4. PINAN YODAN: Defesas recorrendo a ações motoras de Jiu-Jitsu;
5. PINAN GODAN: Defesas contra armas;
6. KUSHANKU (KANKU DAI): Este kata foi criado em 1761 por um karateca chinês chamado Kushanku (Significa Olhar o Céu), posteriormente Sensei Funakoshi modificou-o para Kanku (Kossokun);
7. NAIHANSHI (TEKKI): Significa “O campo de Batalha”. Desde Matsumura, 1825 até Shuri/Tomari. Os dois nomes fazem referência à sua única posição utilizada. No entanto, Naihanshi Dashi, é uma posição mais curta e alta que Tekki. Tekki é igual a Kiba Dashi;
8. SEISHAN (HANGETSU): Significa “Meia Lua ou 13 Mãos”. Desde Fukien, 1700 (China) até Naha. Os dois fazem referência à posição maioritariamente utilizada, embora, no Wado-Ryu se utilize as duas variantes de Seishan Dashi (Yoko e Tate), enquanto noutros estilos é Hangetsu Dashi (meia Lua), muito similar, apesar de ligeiramente mais aberto;
9. CHINTO (GANKAKU): Chamou-se Chinto por ser um Kata rápido e fluído, pois Chinto era o nome de um marinheiro chinês que escapou de uma luta pela sua habilidade e destreza. Gankaku pelo volume de utilização de ações motoras sobre um pé;
10. JITTE: Tomari-te. Significa “10 Mãos. Mestria sobre 10 homens”;
11. Jion: Tomari-te. É o nome do templo onde se criou, Shaolin;
12. BASSAI (BASSAI DAI): Desde Kosaku Matsumora, 1869 –Tomari-te. Significa “Fortaleza”;
13. NISEISHI (NIJUSHIHO): Shuri-Te, Ankichi Aragaki. Significa “Os 24 passos”. O mesmo Kata que foi alterando o nome desde K. Useishi;
14. ROHAI (MEIKYO): Tomari-te. Significa “ O espelho da alma”;
15. WANSHU (EMPI): Desde 1683, China, Tomari-te. Nome de um karateca chinês que criou o Kata, sendo mais tarde modificado para Empi;
Katas Wado-ryu Karate
O Kata do estilo Wado-Ryu carateriza-se pela utilização de posições clássicas, recorrendo a padrões de ações motoras defensivas altas (Jodan), nomeadamente nos Kata Pinan, por considerar a cabeça uma zona vulnerável e vital do corpo humano, naturalmente mais exposta de ser atacada relativamente ao resto do corpo. No entanto, nos diferentes Kata de Wado-Ryu são utilizadas pontualmente ações motoras defensivas quer ao nível médio (Chudan) quer ao nível inferior (Gedan).Outra caraterística importante é a utilização do olhar (Ikita Kata / Inem), antes ou durante a movimentação do corpo, procurando imaginar o adversário, olhando com “intenção virtual” a zona que se vai dirigir a ação motora. Assim a cabeça move-se como se fosse “o guia ou o motor” do corpo. O Kata Nahanshi é o paradigma exato deste facto, na medida em que olha primeiro, antes de realizar qualquer ação motora.